O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (PPGSC-UFF) nasce com o compromisso de desenvolvimento científico do campo da saúde coletiva, buscando incrementar a pesquisa na área e articular o conhecimento acadêmico com os serviços de saúde.
Esta linha tem uma vasta inserção nos diversos temas relacionados ao Planejamento, Formação e Avaliação em Saúde, e Bioética. Prioriza estudos na área dos modelos tecnoassistenciais em saúde, processos e tecnologias de trabalho, associados à avaliação de sistemas e serviços de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde e/ou da Saúde Suplementar. Formação e educação permanente em saúde. No tema da produção do cuidado têm sido realizados estudos com foco na micropolítica, associados a estudos da subjetividade.
O PPGSC-UFF oferece ainda a disciplina Paradigmas em Saúde e Cultura Contemporânea, coordenada pela profª. Maria Inês Nogueira, que viabiliza o conhecimento de novas abordagens sobre o adoecimento humano. A proposta principal é desenvolver uma reflexão epistemológica sobre os fundamentos de diversos paradigmas em saúde e problematizar a sua convivência na contemporaneidade.
Inicialmente, discute-se o surgimento de novos paradigmas em saúde na segunda metade do século XX. A partir de então a reflexão se volta para as contribuições desses paradigmas na área da saúde, com destaque para alguns de seus aspectos inovadores: a afirmação da Saúde como categoria central; a valorização do Sujeito doente ao invés da Doença; a importância da relação terapeuta-paciente como elemento fundamental do
atendimento; a busca de meios terapêuticos simples, baratos e eficazes em situações comuns de adoecimento e o resgate da autonomia do paciente. Procura-se, paralelamente, estabelecer uma articulação entre essas características e certas premissas humanizantes atuais do campo da Saúde Coletiva, tais como: a ampliação da clínica, o acolhimento, o cuidado e a integralidade das ações de saúde.
Comentários