O que é a FIV?
É um processo em que a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide) ocorre fora do útero materno, em laboratório. Depois, o médico transfere o embrião para o útero da mulher.
Por que ela é necessária?
Porque alguns casais apresentam problemas de fertilidade e não conseguem engravidar naturalmente. Estimativas apontam que, no geral, em 40% dos casos o problema é com o homem, em outros 40% é com a mulher e, em 20%, é com ambos.
Quando recorrer a FIV?
A recomendação geral é que mulheres de até 35 anos tentem engravidar naturalmente por um ano. Se após esse período o casal não obteve sucesso, é preciso investigar o motivo. Para mulheres com mais de 35, as tentativas naturais devem acontecer por seis meses. Se nesse meio tempo a gestação não acontecer, procure um especialista para avaliação. Pode ser, por exemplo, baixa reserva ovariana da mulher (poucos óvulos disponíveis) ou problemas de qualidade e quantidade dos espermatozoides do homem, entre outras questões – mas isso não quer dizer, necessariamente, que a FIV é a única saída. Às vezes, fazer uso de comprimido indutor de ovulação basta para engravidar naturalmente.
O Doutor Armindo tem um site RECHEADO de dicas para mulheres que estão passando por esse difícil e, muitas vezes, longo processo. O seu BLOG tem muitas dúvidas que já foram sanadas. Ele também responde sempre pelo seu facebook e intagram.
Comentários