dez 18

Dor nas costas: saiba quando é possível tratar esse problema

Quem nunca sentiu uma dor nas costas, seja na parte mais alta da coluna ou então na região da lombar? A dor nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil e praticamente todo mundo já sentiu um incômodo nessa região, seja por sentar-se de forma inadequada ou então por fazer esforço demais.

Mas há bamboem quem conviva com essa dor todos os dias, ela parece que nunca vai passar. Esse é um grande tormento, já que a convivência com a dor pode interferir no rendimento pessoal e causar desânimo, cansaço, ansiedade, depressão e estresse.

E neste artigo vamos falar um pouco sobre esse mal para que você entenda quando é possível tratar a dor nas costas e se livrar dela.

Por que a coluna dói?

O que sustenta o nosso corpo em pé é a coluna, e por isso, a pessoa pode sentir dores nessa região. É muito comum que as dores na coluna se manifestem quando a pessoa assume uma postura inadequada, seja para dormir, ao sentar-se, ao trabalhar ou desempenhar alguma atividade.

A sobrecarga de peso na coluna também pode provocar dores, e esse é um problema frequente, porque as pessoas assumem uma postura errada na hora de levantar peso. O ideal é que os joelhos sejam flexionados para que o peso do objeto seja sustentado pela pernas.

Mas o que acontece é que costuma-se dobrar a coluna para frente e levantar o objeto, o que força a região da lombar. Essa, aliás, é a parte mais afetada da coluna, porque sendo sua última parte, ela é o que sustenta todo o peso do corpo. A coluna dói, então, quando:

  • realizamos movimentos que forçam as vértebras;
  • colocamos sobrecarga nela;
  • adotamos uma postura errada;
  • quando ela sofre impactos e vibrações.

É comum que pessoas que trabalham muito tempo, em pé ou sentadas, que realizam movimento de rotação na coluna ou que carregam peso, sintam com mais intensidade as dores na coluna. E essas dores podem atingir também as pernas.

As dores de coluna interferem nas atividades diárias e podem fazer com que a pessoa tenha que afastar-se do seu taralho e suas tarefas. E elas podem se manifestar de forma aguda ou crônica.

Dores de coluna agudas

As dores agudas na coluna são aquelas que se caracterizam por serem passageiras. A dor vem, é tratada e logo vai embora, pode ou não reincidir, mas não duram por mais do que 12 semanas.

Dores de coluna crônicas

Já quem sente dor crônica na coluna pode sentir esse incômodo por mais de 12 semanas e sentir a dor o tempo todo. Não consegue cumprir suas atividades e não vê a dor aliviar. Há pessoas que convivem a vida toda com essa dor.

Quando a dor nas costas tem tratamento?

Sempre é possível aliviar a dor nas costas de um paciente. Ela pode acontecer por motivos muito variados, desde um simples mal jeito na coluna até a presença de uma hérnia, artrose, infecção ou inflamação, entre outros.

Por isso, o ideal é procurar pelo especialista para conhecer as causas da dor e então adotar o melhor tratamento. Ele vai depender do fator que tem provocado o incômodo. Há casos em que os medicamentos conferem o alívio, outros que é preciso fazer fisioterapia, a redução do peso corporal, a prática de atividades físicas. Entre outros.

Para caso que não têm cura, como a artrose, a pessoa deve adotar outros hábitos para minimizar o desconforto, como fazer atividades físicas, usar a medicação e por vezes também a suplementação de colágeno.

Mas cada caso é um caso, e por isso, o melhor tratamento é aquele indicado pelo especialista depois de analisar e avaliar todo o quadro do paciente. Por isso, quem sente dores de coluna deve sempre procurar por um especialista a fim de obter um diagnóstico preciso e realizar o tratamento adequado e se ver livre desse incômodo ou pelo menos minimizar a dor que sente.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.