Conseguir uma vaga em uma universidade pública é algo que exige extrema dedicação, já que sabemos que nessas instituições a concorrência é alta. Mas em especial alguns cursos são mais concorridos do que outros, e o de medicina sempre está entre aqueles que têm maior número de candidatos por vaga.
E para o curso de medicina da USP essa disputa é ainda mais acirrada, e todos os anos temos uma grande procura. Porém, nesse ano de 2017 os números se mostraram ainda mais expressivos, porque a prura pelo curso na universidade aumentou em relação ao ano 2016.
O crescimento da procura pela vaga de Medicina
Em 2016 o curso de Medicina na USP tinha 63,4 candidatos por vaga. Mas quem está em busca do seu espaço, nesse ano de 2017 teve que se esforçar um pouco mais, porque agora são 135,74 candidatos para cada uma das somente 125 vagas.
Isso aconteceu porque no ano passado eram 295 vagas, e agora tivemos uma redução desse número. Além disso, 50 vagas são para candidatos do ENEM e 120 deixaram de ser oferecidas, porque a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa não utilizará mais a FUVEST.
Mas não foi somente no curso da USP que isso aconteceu, porque em outras instituições de ensino superior a procura por uma vaga de medicina também tem sido alta. Na UNESP de Botucatu são 28.147 candidatos para somente 90 vagas, ou seja, os candidatos somam 312,7 por vaga.
Desde o ano de 1980 a UNESP oferece o curso, tendo seu vestibular realizado pela Fundação Vunesp, e nesse ano o número de inscritos bateu o recorde de concorrência. O aumento em relação ao ano passado foi de 17,5%.
De acordo com Renato Freire , que é diretor executivo da Fuvest, embora o curso da USP tenha mostrado um aumento expressivo na procura em função da redução de oferta de vagas, isso não indica que os candidatos terão maior dificuldade para entrar no curso.
Isso porque segundo ele as vagas continuam sendo ofertadas, porém, agora há outras formas de ingresso pela variação do tipo de processo seletivo. Ou seja, os candidatos ainda têm a sua chance de cursar medicina.
Porém, não podemos ignorar que agora é preciso ainda mais preparo por parte dos candidatos, e dedicação aos estudos. Além de manter a calma na hora da prova e procurar fazer o melhor de si. Os números assustam, mas para quem vem se dedicando e espera por essa oportunidade, apesar da alta procura será possível ingressar no tão sonhado curso de medicina, seja da USP ou outra instituição.
Comentários