Organizadora: Marilene Cabral
Co-autores: Madel T. Luz, Marcos S. Queiroz, Dennis W. V. Linhares Barsted, Daniel Luz, Marilene Cabral do Nascimento, Maria Inês Nogueira e Lilian Moreira Jacques.
A coletânea organizada por Marilene Cabral orienta o leitor a respeito das denominadas “medicinas alternativas”, especialmente no que se refere à Medicina Chinesa e à Acupuntura, temas que agregam pesquisadores do Grupo “Racionalidades Médicas”.
Os textos fundamentam-se em leituras, experiências e contribuições advindas do campo da saúde e da educação, com enfoques variados. Sentidos e significados dos conceitos “medicina alternativa” e “movimento vitalista”; medicina tradicional chinesa e racionalidade médica; a importância da cosmologia na fundamentação das racionalidades médicas; o processo de legitimação, institucionalização e regulamentação da acupuntura no Brasil; estratégias de diálogo entre diferentes saberes e práticas em saúde, na sociedade contemporânea; a incorporação da acupuntura pelo médico ocidental; as teorias científicas da acupuntura são os temas reunidos e analisados do ponto de vista da cultura, da política, da filosofia e da institucionalização dos saberes e práticas de saúde no Brasil.
Trata-se de uma iniciativa que inaugura a discussão das “medicinas alternativas” na coleção “Saúde em Debate” da Ed. Hucitec e, portanto, atende a uma demanda de leitores – pesquisadores, professores, alunos e gestores do serviço público de saúde – que há muito vêm solicitando bibliografia comprometida com a pesquisa na área específica. Nesse sentido, não só os profissionais do campo da saúde e da educação, na dimensão disciplinar, mas também os curiosos e interessados no tema poderão usufruir de uma boa leitura.
Comentários