dez 04

Obesidade: Por que engordamos com o tempo?

Manter o peso ideal pode ser uma meta, mas é difícil de ser alcançada depois que atingimos certa idade. Isso porque basta chegar aos 30 que o corpo parece mudar totalmente e as roupas vão encolhendo…

Mas você sabe por que conforme a idade avança os quilos a mais vão chegando? Nós vamos explicar isso neste artigo. Você vai descobrir que há mais fatores envolvidos do que imaginava. Continue lendo!

Metabolismo

A queima de gordura em nosso organismo é de responsabilidade do metabolismo. E quando nós envelhecemos ele tende a ficar mais lento, ou seja, ele consome menos calorias quando está em repouso.

Isso acontece porque o corpo procura meios de manter sua sobrevivência, e para isso, ele acumula reservas naturais caso precise. Assim, os quilinhos aparecem porque nossas células ao invés de queimar a gordura se agarram a ela.

Estresse

O estresse também pode provocar o aumento dos quilinhos indesejados, porque quando nos estressamos costumamos descontar isso na comida. Comer ajuda a melhorar a sensação de bem-estar, e os alimentos açucarados e calóricos causam ainda mais satisfação do que aqueles saudáveis.

O ideal seria controlar o estresse por meio de atividades relaxantes ou a prática de exercícios físicos. E para não ganhar calorias, consumir lanches mais leves e naturais, a fim de evitar as substâncias que ficariam acumuladas no corpo.

Insônia

Com o passar do tempo nosso corpo produz cada vez menos melatonina, o hormônio do sono, e assim vem a dificuldade para dormir. Pessoas que sofrem com insônia, que dormem pouco ou tem má-qualidade de sono, possuem maiores chances de apresentarem sobrepeso. Durante a noite nosso metabolismo também queima calorias e a produção hormonal se regula.

Quando não damos para nosso organismo esse tempo que ele precisa, então, os quilos se acumulam. E os problemas para dormir também se relacionam com o estresse e ainda o causam, assim, maiores ainda as chances de engordar.

Televisão

Conforme ficamos mais velhos já não agrada mais sair de casa, e o passatempo preferido começa a ser a televisão. Mas, ela também pode nos fazer engordar, porque além de ficarmos parados ainda comemos.

Vendo um filme, a novela ou um programa de TV, acabamos comendo lanchinhos práticos como batatas, salgadinhos, chocolate e outras guloseimas. Assim, juntamos o sedentarismo com a ingestão excessiva de calorias.

Medicamentos

Alguns grupos de medicamentos também podem interferir no ganho e perda de peso. E como com o passar do tempo muitas vezes precisamos tratar problemas que surgem, então, mais uma vez ficamos expostos aos quilos extras.

O ideal é manter a saúde em dia, praticar atividades físicas e também conversar com seu médico se há opções de substâncias que causem o menor impacto possível em seu organismo. Porém, nuca deixe de tomar um medicamento, porque os danos a sua saúde seriam ainda piores do que quilos a mais.

Alterações hormonais

E com o tempo nosso corpo também começa a produzir menos hormônios, e eles são também influenciadores do ganho de peso. As mulheres sentem muito isso quando chega a menopausa, mas para os homens acontece o mesmo.

Com o avanço da idade e a baixa produção hormonal, vem também o acúmulo de gordura. Mas isso pode ser controlado ou amenizado com reposição hormonal, uma dieta balanceada e ainda a prática de atividades físicas.

Com o avanço da idade parece que estamos em desvantagem, não é mesmo? Mas se mantivermos os cuidados com nossa saúde, se dermos atenção para nosso bem-estar mental e ainda sairmos do sedentarismo, é possível controlar o ganho de peso e envelhecer de bem com a balança.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.